quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Introdução à Fisiologia

A Fisiologia é uma disciplina ministrada em cursos de medicina, odontologia, enfermagem, e outras áreas biomédicas ou da saúde. Tem como objetivo elucidar o funcionamento do corpo humano sobre os vários sistemas que nele contem. Para cada curso há um enfoque que se destaca, aprofunda.
Considerada uma matéria básica, é aplicada em áreas clínicas ou práticas, pois sem ela, seria impossível preescrever um medicamento sem entender seu mecanismo de ação e efeitos adversos, também o seria entender o mecanismo de surgimento das doenças (patogênese), bem como diagnosticar e tratar as morbidades.
É importante conhecer bem o que é normal para conseguirmos reconhcer o que está alterado. Para tal, a fisiologia precisa de suas disciplinas irmãs, como a anatomia, bioquímica, embriologia, biologia animal, histologia, entre outras. Uma complementa a outra e juntas formam o alicerce teórico-prático para as matérias clínicas. Na odontologia as áreas que tem grande vínculo com a fisiologia são TODAS as clínicas, sem exceção, pois todas se apoiam nas explicações científicas para justificar as condutas práticas com os pacientes.
A compreensão do funcionamento do organismo permite formar uma base firme, sólida, onde o raciocínio do profissional torna-se adaptável frente às adversidades patológicas, permitindo uma conduta clínica sensata, lógica e coerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário