quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Conceitos gerais em Fisiologia

     A Fisiologia estuda os mecanismos envolvidos nas funções celulares, teciduais, orgânica e de todo o sistema, considerando a relação causa-efeito. A compreensão desses processos se deve aos primórdios da Fisiologia com o filósofo Aristóteles, que esboçou o funcionamento do corpo humano.
     Um quesito importantíssimo de um cientista / pesquisador é a capacidade apurada da observação. Foi através desta que propiciou o advento de teorias que explicassem o fenômeno observado, dando origem à hipótese. A definição desta é simples, é uma explicação para o fenômeno que ainda não foi comprovada por métodos científicos, podendo ser revogada por outra hipótese lógica. Já uma teoria é mais sustentável, explicando e comprovando cientificamente através da metodologia científica, devendo ser o experimento reproduzido por outros com resultados iguais ou muito próximos.
     O curioso é que muitas vezes desconhecemos os eventos que explicam um fenômeno fisiológico, ou seja, natural, e quando um órgão ou tecido é acometido por uma doença torna-se possível compreende-los. Portanto, uma alteração ou enfermidade pode ser uma forma de entender o funcionamento de um órgão, mesmo que seja induzido intencionalmente. Como exemplo, a extirpação de uma glândula pode acarretar em alterações em uma cobaia, logo entendemos a função daquela estrutura extirpada . Muitos avanços no conhecimento foi trilhada desta forma. Hoje os exames de imagem podem nos auxiliar, bem como medicamentos supressores fazem este papel, sendo perfeitamente a alteração revertida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário